segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Jogo Limpo (Fair Game) (2010)




Jogo limpo é um filme com algum teor político. Reflexo do que se pode passar, e passa certamente, nos bastidores dos políticos que nós vemos diariamente na Televisão.

Este filme é baseado numa história verídica, reporta ao ano de 2001, ao ataque do 11 de Setembro, e as reacções da Casa Branca a esse ataque, nos anos subsequentes.
Para a maior potência do mundo, assim como para todo o planeta, este ataque foi um sinal de que ninguém é imune à guerra.

A guerra que pode ser fundamentalista, pode ser moderada e ter alguma razão de existir para procurar a paz ou pode-se tratar apenas de conveniência e imagem politicas.

Valerie Plame (Naomi Watts) é uma agente secreta da CIA que é envolvia nas investigações da Al-Qaeda e procura por todo o mundo ligações que possam conduzir ao terrorismo e que possam ser apanhadas algumas das “cartas” do baralho de Sadam.

Não suas investigações, são feitas descobertas que levantam suspeitas de ligações entre a Al-Qaeda e países africanos, no fornecimento de materiais bélicos ao Iraque. Entretanto nada se consegue provar. Pelo contrário, aquelas provas que pareciam ser ameaças foram refutadas.

Entretanto a passividade de decisões politicas de Bush perante a comunidade dos Estados Unidos e do mundo, a falta de provas, a necessidade de apresentar resultados anti-terrorismo e justificações para a invasão do Iraque, levam a que o poder politico passe por cima da ética profissional da agente secreta Valerie Plame e transforme a mentira em verdades.

O acesso a ficheiros secretos do passado e a falsificação de documentos, comprometem a personagem principal e põe em causa a sua carreira e identidade. Esta apercebe-se que as suas várias tentativas de provar a sua inocência e lealdade e salvar vidas em risco só levam a que seja cilindrada pela casa Branca, perante a comunicação social com mentiras atrás de mentiras que põe em risco a sua vida e da sua família.

O marido Joe (Sean Pen) , embaixador dos EUA, também caluniado politica e socialmente, tenta a todo o custo limpar a sua imagem e da mulher, através de programas de televisão e palestras em faculdades, mas acaba por perceber o que a mulher já tinha percebido: Não há forma de 2 comuns cidadãos (ainda com algum poder), irem contra o Pentágono e a Casa Branca. São simplesmente os lugares mais poderosos da terra onde a ética, os valores e as vidas humanas são atropeladas por valores políticos e de imagem social.

Será que alguma vez isto irá mudar? A história é real, e termina com a verdadeira e real protagonista da história ( a verdadeira agente secreta da CIA) a fazer um depoimento em tribunal, da sua lealdade perante a corrupção que existe na Casa Branca.

Cada frase de um político é profícua em mensagens directas e indirectas. Eles querem a todo o custo manter a sua imagem… como combater a corrupção dos poderosos? É esta a questão que fica no final do filme.

Por detraz dos bastidores do poder! vejam...

Sem comentários:

Enviar um comentário