quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

'15 filmes da minha vida' - Nº13 - Mystic River (2003)


Há relativamente pouco tempo conheci Clint Eastwood como realizador. Para trás, apenas tinha a imagem do cowboy implacável alternando com o policia indestrutível. Não que eu os conhecesse a fundo, o que se passou foi que eu e Clint Eastwood ainda não tínhamos sido apresentados. Clint é um artista de coração duro mas doce. Cada vez que vejo um dos seus filmes, como o qual que hoje vou falar, é como se sofresse um murro do estômago. Sim, a violência física sente-se depois de ver uma filme como Mystic River.
As histórias de sentimentos são tão válidas para a alegria como para a tristeza. De preferência, as melhores narrativas contêm nelas o bom e o mau da natureza humana, almas que tanto são capazes da vingança como do perdão. Porque ambos os comportamentos são humanos. Mystic River revela momentos de grandeza no mais pequeno gesto intimo como momentos de fragilidade na maior aparente demonstração de força.
A história testemunha as consequências de uma juventude povoada de fantasmas e de traumas. Tim Robbins, faz o papel de um homem atormentado por um abuso sofrido em criança. Um homem que convive com lobos e que nunca deixou completamente a floresta para onde foi enviado em pequeno. Sean Penn e Kevin Bacon dão corpo e alma aos outros dois amigos que haviam brincado juntos em crianças e que pelas circuntancias trágicas da vida se voltariam a encontrar já em adultos. Na atualidade eles já não são os meninos que outrora foram. Agora têm famílias que têm que cuidar, têm relações pelas quais têm de lutar. São os laços de sangue brutalmente quebrados que vão trazer à superfície o que cada um deles carrega no seu interior: as forças, as fraquezas, o desespero e a esperança.
O filme tem um enrendo que pôe a descoberto os seus segredos à medida que o tempo passa. As deixas proferidas pelas personagens são fortes e carregadas de intenção. No registo sonoro existe dramatismo mas também delicadeza. A imagem surge-nos carregada, escura e envolta em mistério.
Mystic River é uma história de crime e sonhos desfeitos. É uma história de amizade e de juventude. De laços ténues e de laços que resistem. Com o Rio Mystic a ver...

Sem comentários:

Enviar um comentário