domingo, 3 de abril de 2011

'15 filmes da minha vida' - Nº6 - Antes do Amanhecer (1995) e Antes do Anoitecer (2004)

O amor é um pequeno fenómeno que por aí anda, à espera que nós o encontremos. O amor está perto ou está longe. O amor não é um X desenhado no mapa de um tesouro. Ele está em todo o lado e pode ser encontrado em todos os lugares. Às vezes surge quando menos se espera e outras vezes esconde-se para mais tarde voltar a fazer a sua aparição.
Nesta posição da lista de 15 filmes da minha vida resolvi juntar dois filmes. Ambos fazem parte duma história de amor e de descoberta, dum romance, dum conto vivido por duas pessoas em fases diferentes do tempo. Os filmes de que falo são ‘Antes do Amanhecer’ e ‘Antes do Anoitecer’.
No primeiro, dois jovens conhecem-se dentro de uma carruagem de comboio que viaja por uma linha de caminho de ferro europeia. Ele é um rapaz americano que está a descobrir a Europa. Ela é uma curiosa rapariga francesa que viaja de regresso a casa. Os momentos que se seguem são de brilho e de magia. Os dois jovens iniciam um percurso comum, ainda dentro do comboio, e que culmina em Viena, onde se enamoram definitivamente. Durante o entardecer e até ao amanhecer, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Deply), percorrem ruas e locais de Viena. Afirmam-se e questionam-se, brincam e são sérios, provocam-se e seduzem-se. Os dois despem as suas almas e envolvem-se nas suas narrativas. Estão a apaixonar-se.
Antes do Amanhecer termina com a manifestação de uma esperança mútua em se encontrarem mais tarde. Mais uma vez, na estação de comboios onde Celine se despede de Jesse, ambos tremem pelo adeus que está tão perto. As emoções fortes vividas nas últimas horas palpitam nos corações dos dois. Eles querem voltar a ver-se. Combinam encontrar-se passados 6 meses, mesmo ali no local que agora pisam, desta vez em pleno Dezembro.

Em 2004 passa-se o outro filme, Antes do Anoitecer. Jesse está outra vez na Europa e Celine continua a viver em Paris. Passados 9 anos, os dois voltam a cruzar os seus caminhos. Jesse tornou-se escritor e apresenta um livro na cidade luz. Um livro em que fala de uma mulher, uma mulher talvez demasiado familiar a Celine. Os momentos que se seguem no filme são passados em tempo real, à semelhança de Antes do Amanhecer. Agora, homem e mulher, celebram o acaso do destino de se voltarem a ver. Não como tinham combinado, 6 meses, depois da primeira vez, mas 9 anos depois. Os dois falam de vidas, de sonhos, de paixões e de desilusões. Olham para o que tem acontecido nas suas vidas desde a última vez que se encontraram há 9 anos, em Viena. Discutem também sociedade e política. A vida trouxe a ambos novas experiências e novas perspectivas sobre o mundo à sua volta. Mas será que tudo mudou na vida dos dois? De que forma? Nas caras e nos discursos de cada um deles, há muito mais do que meras palavras. Para Jesse e Celine, o facto de estarem juntos outra vez é um acaso a que eles querem atribuir um sentido.
Estes dois filmes, realizados por Richard Linklater, descrevem o encantamento. A doce viagem de a pouco e pouco irmos gostando de outro ser ao ponto de só querermos estar ao seu lado. São filmes credíveis invadidos por sentimentos bons. Por mais que o tempo passe, a nossa essência perdura.

Sem comentários:

Enviar um comentário