domingo, 20 de fevereiro de 2011

'15 filmes da minha vida' - Nº10 - Beleza Americana (1999)


O trailer sugere-nos que olhemos mais de perto: “Look Closer”. Olhemos e não vejamos apenas. A vida de famílias de classe média americana é exposta no filme Beleza Americana e como se poderá depreender, o título é irónico. As pessoas nesta cidade vivem de forma fria. Vejamos as duas famílias do filme. Mas olhemos mais de perto. Na casa do lado direito vive um ex-coronel das forças armadas americanas de coração duro e de punho rápido. Sob sua alçada há um filho prometido que não cumpre aquilo que se esperava dele… Há ainda uma esposa e mãe, uma velha rainha triste. Na casa do lado esquerdo vive uma mulher de armas. Ela é exigente e bélica. Está ansiosa por chegar em primeiro lugar e não olha a meios para o conseguir. Atrás de si um homem dormente. Entre ambos uma menina desiludida mas com todos os sonhos do mundo.
O filme Beleza Americana podia passar-se noutros lugares do mundo. Muito provavelmente, numa outra urbe anónima ou distante. Não existe humanidade quando respiramos mas não somos capazes de sentir, quando andamos mas não conseguimos rir. Os homens e mulheres são como fortalezas invisíveis que resistem ao calor humano e à empatia, à intimidade e à solidariedade. Há no entanto os que não conseguem viver assim. Existe um longo e difícil caminho entre a superfície e o interior. Entre as aparências e a autenticidade. E por isso muita coisa se vai desconstruir nesta história.
Beleza Americana conta com Kevin Spacey no principal papel. Ele faz de Lester Burnham, o tal homem dormente que um dia resolve começar a arriscar… Lester é também o narrador e grande parte da história é contada sob a sua perspectiva. A propósito, Alan Ball é o argumentista, o senhor que escreveu também uma das séries de que mais aprecio, Sete Palmos de Terra. A banda sonora é um dos pontos altos do filme. Thomas Newman ajuda, e de que maneira, a que as emoções e sentimentos da narrativa sejam transmitidos ainda com mais veracidade.

1 comentário:

  1. O filme é de 1999 e por incrível que pareça ainda não o tinha visto!! É realmente fabuloso... Gosto de pormenores como o pequeno vídeo a mostrar um saco às voltas pelo ar, a simbolizar o turbilhão que são as nossas vidas, e outros momentos que ilucidam as ilusões que aparentam serem vividas debaixo de cada tecto, a clarividência com que podemos ver a vida... etc! Não está no meu Top 15, mas merece certamente uma "menção honrosa" ;-)

    ResponderEliminar