domingo, 13 de fevereiro de 2011

'15 filmes da minha vida' - Nº14 - Quem Quer ser Bilionário (2008)



O meu "Óscar" de nº14, vai para o filme “Quem quer ser Bilionário” (Slumdog Millionare) de 2008 do realizador Danny Boyle.

Um filme carregado de emoções, em que a vida foi a “professora” de um concorrente num programa televisivo de cultura geral. Essa sua cultura geral era mediana, e tal como o filme nos pergunta no início: “Jamal Malik (Dev Patel), está prestes a ganhar um concurso de televisão, como irá conseguir? A resposta a esta questão é a hipótese “C – É o Destino”.

Uma amizade muito forte entre duas crianças, começa a transformar-se numa relação de amor, mas as injustas circunstâncias da vida nos subúrbios da Índia, acabam por separa-los e levam Jamal a uma demanda incansável por Latika (Freida Pinto).

Cada pergunta colocada pelo apresentador do programa, “transporta” o concorrente para um momento da sua vida! E as suas vivências, ricas em bons e maus momentos, ultrapassam a “ajuda do público”, a “ajuda telefónica”, os “50/50” remetendo para o seu destino essas respostas.

Toda a Índia parou para ver um desconhecido ajudante de contact-center, que atipicamente está prestes a ganhar 20 milhões de Rupias...O suspense, a envolvência e a alegria de toda a Índia que não “descola” da televisão, torcendo pelo humilde concorrente, não eram os mesmos sentimentos desse concorrente, que apenas desejava que Latika visse o programa e soubesse onde o encontrar. O seu desejo não era dinheiro, era amor.

É um filme que nos oferece “retratos” da Índia, dos seus subúrbio, da pobreza, da prostituição, dos tráficos de drogas e crianças… O irmão de Jamal (que também tem um papel muito importante no filme), envereda por outros caminhos que terminam em becos sem saída e que infelizmente representam uma grande “fatia” do país mais populoso do mundo.

Realço a excelente banda sonora! As músicas, transportam-nos para um ambiente algo árabe e oriental, e contribuem para o realismo de uma viagem ao mundo indiano carregado de slumdog´s (cães de favela/bairros de lata), que contrastam com alguns sinais de riqueza do turismo ocidental.

3 comentários:

  1. Este filme é uma bonita história de amor. Onde os bons sentimentos lutam contra a crueldade criada pelos homens. E tens razão, a música é fantástica.

    ResponderEliminar
  2. aff gosta tanto do filme e não sabe nem o nome o correto é " quem quer ser um milionário"

    ResponderEliminar
  3. Olá Anónimo... A tradução para a comercialização do filme em Portugal é "Quem quer ser Bilionário"..."Quem Quer Ser Milionário" é o nome de um programa televisivo!! lol mas gostei da tua participação!! vai passando, comentando e assina o teu nome. Abço

    ResponderEliminar