domingo, 13 de fevereiro de 2011

'15 filmes da minha vida' - Nº11 - Gladiador (2000)


“Strenght and hounour”. Força e honra como bandeiras de um homem, de uma legião romana, de um grupo de escravos gladiadores. Gladiador é um filme de época que retrata o império romano por volta do ano 180. A fase da História situa-se nas conquistas do norte da Europa, no reinado de Marco Aurélio e na sucessão polémica de Cómodo, filho do primeiro. Com Marco Aurélio, Roma vivia um período de prosperidade, com Cómodo deu-se inicio a uma fase de declínio civilizacional. Em Gladiador podemos assistir a todo o espectáculo do espírito do império, nomeadamente na magnificência das conquistas expansionistas, na vida social e política e por fim na construção de edifícios grandiosos como o coliseu. É neste magnifico anfiteatro que se passam as decisivas cenas deste filme. Assistimos às lutas de escravos gladiadores, à luta destes com animais exóticos por estas paragens como o tigre e finalmente à maior disputa de todas: entre um homem proveniente da Hispânia, um honroso e forte ex-general do exército romano e Cómodo, um imperador paranóico, vingativo e inseguro.
A história inspira aos grandes valores de vida, à ética, à lealdade e à perseverança. Maximus, representado pelo fabuloso Russel Crowe, é um líder autêntico, tanto na frente de uma batalha com os bárbaros, como liderando um grupo de escravos-gladiadores com poucas perspectivas em relação à vida. Maximus é a tal força e honra, o homem que um dia havia sido o braço direito de Marco Aurélio, pai de Cómodo (Joaquim Phoenix). É esta relação estreita e a perspectiva de poder que motiva o ressentido filho de Marco Aurélio a iniciar uma jornada de vingança e de usurpação pelo que o pai havia construído pelo império.
Gosto muito deste filme que nos cola ao ecrã pela sua intensidade na narração. Um bom exemplo é a tensão vivida entre Cómodo e Lucilla (representada pela bonita Connie Nielsen), a irmã do imperador. Gosto ainda do filme pelas magníficas imagens de Roma clássica conseguidas pelos fantásticos efeitos especiais. Gladiador, do realizador Ridley Scott, é um épico que nos permite visitar o espírito da humanidade neste momento da história, na sua dignidade mas também na sua opulência.

Sem comentários:

Enviar um comentário