sábado, 18 de dezembro de 2010

Aquário (Fish Tank) - 2009





Um filme dramático, que nos faz pensar de como é a vida de tantas famílias e adolescentes.

A película gira em torno de uma adolescente de 15 anos, Mia Williams (Katie Jarvis) que enfrenta a fase de afirmação, perante uma sociedade cheia de “espinhos”, que é o seu meio envolvente.

Uma jovem revoltada com a vida. Expulsa da escola por mau comportamento, sem o mínimo apoio familiar… pelo contrário. Um pai incógnito, uma mãe alcoólica e sem o mínimo sentido de responsabilidade, com 2 filhas menores e envolvida com um homem (Michael Fassbender).

Dentro da mesma casa, a adolescente, assiste ao desenrolar dessa vida boémia que a mãe leva e do seu relacionamento com o namorado/companheiro/amante.

A jovem tenta agarrar-se a alguma coisa que gosta (dança, animais) mas não tem o mínimo apoio… quem lhe dá algum alento é apenas o amante da mãe que tenta através de palavras de conforto, aumentar-lhe a auto-confiança.

Incentiva a desenvolver aquilo em que ela se sente bem a fazer… dançar! Empresta-lhe a sua câmara de filmar para ela fazer uma maqueta para enviar para um concurso.

Uma noite, a, mãe chega a casa totalmente embriagada, e o amante da mãe envolve-se sexualmente com a adolescente. O homem apercebe-se do erro que cometeu e tenta desaparecer da vida daquela casa.

A adolescente, revoltada, pensando ter encontrado o primeiro e eterno amor da sua vida, persegue-o e vai encontra-lo numa casa luxuosa (comparada com a sua) e já com uma família constituída.

Este pede à adolescente que desapareça, que se esqueça o momento que passaram, argumentando que um momento de loucura e que se considera pedofilia. A adolescente não aceita a desculpa e tenta vingar-se do homem através da sua filha pequena.

No final, a actriz principal abandona a mãe (o que esta até considera um favor) e a sua irmã mais nova (provocando a esta uma dor imensa) e parte com um amigo para um destino meio incerto, próprio de uma jovem adolescente, que procura algo melhor na vida.

É o retrato de uma vida que acredito que se repita em milhares de famílias. O álcool é uma permanente no seu meio envolvente, o abandono escolar, os comportamentos menos correctos e a falta de atenção quer da família quer de amigos, levam adolescentes a adoptar comportamentos menos correctos.

Encontram na rua o que chamam de “amizades” e se a sua personalidade não for muito forte, deixa-se ir por caminhos que os levam à perdição.

Uma realidade passada em Inglaterra, mas que é um “copy-past” do que se passa em Portugal e muitos outros países.

Sem comentários:

Enviar um comentário