quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Laço Branco (Das Weisse Band) -2009




Quando um filme é longo (2h:24m) e não se dá pelo tempo passar, é sinónimo que estamos "presos" ao ecrã e que se está a assitir a um bom filme. Foi o caso de "O Laço Branco".

É um filme alemão que ganhou o prémio “Palma de Ouro” no Festival de Cannes de 2009, o prémio de melhor filme no” European Film Awards” e em Hollywood o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

A história remonta à segunda década do século XX, em “vésperas” da 1ª guerra mundial. Uma Aldeia protestante no interior da Alemanha vê o seu sossego ser inquietado por uma sequência de assassínios misteriosos e actos de violência e vandalismo.

O filme é relatado pelo professor da aldeia, na época com os seus 30 anos, e actualmente já com uma idade bastante avançada.

As famílias, todas elas, eram numerosas… e muitas “bocas” para alimentar levavam a que as condições de vida não fossem as melhores e quase metade da aldeia dependesse do trabalho que um rico proprietário agrícola, um Barão, tinha para oferecer. O medo começa a pairar sobre a aldeia agrícola e agudizasse quando desaparece o filho desse Barão.

Eram muitas as crianças em quase todas as famílias e os maus tratos e violência infantil eram um hábito e uma cultura instaurada. Para além dos castigos físicos e psicológicos a que as crianças estavam sujeitas, foi instituído pelo Pastor da igreja o uso de Laço branco como sendo um símbolo da pureza e a inocência que as crianças deveriam transparecer. Grande parte das vezes, essa “pureza” era conseguida pela punição, pelo castigo, pela dor e pelo medo que se espelhava nas crianças da aldeia.

O filme mostra o lento desenrolar de romance entre um professor de cerca de 30 anos, e uma jovem de 17, com um namoro distante, por carta.

Na época, o professor insinua que um conjunto de crianças da aldeia, pertencentes a um coro, é suspeito dos vários crimes que acontecem. Essa ideia não é bem recebida, principalmente pelo Pastor.

Um Médico que sobrevive a uma tentativa de homicídio, também ele com uma família numerosa e faminta de carinho, tem alguns filhos deficientes muito provavelmente frutos de incesto e pedofilia.

Enfim são várias as personagens, todas elas com características peculiares, que se cruzam neste filme e escrevem a sua história.

O facto de o filme ser projectado a preto e branco traz mais realismo ao filme, e transportam-nos facilmente para os inícios do século passado. O escuro do filme, em certas situações, obriga-nos a sermos nós os criadores de cenários possíveis. E escolhermos a cor com queremos pintar cada personagem misterioso do filme.

Paira o segredo de quem é realmente o autor dos vários assassinatos e actos de violência.

O produtor é austríaco e o filme é passado na Alemanha… uma criança de origem austríaca e que cresce na Alemanha traz-me à memória o Hitler. Poderá haver algumas semelhanças entre algum dos personagens do filme e a infância de uma criança que se tornaria Nazi?

Sem comentários:

Enviar um comentário