domingo, 21 de novembro de 2010

Crazy Heart (2009)



Estava curioso para ver este filme.

O actor ganhou neste filme o Óscar 2010 de Melhor Actor Principal, confesso que ficou um pouco aquém das minhas expectativas. É demasiado parado, precisava de um argumento um pouco mais trabalhado!

O filme conta a história de um músico Bad Blake (Jeff Bridges) que canta/toca música folk/country, que teve o auge de sucesso da sua carreira à uma dezena de anos atrás e desde então a sua fama e “valor comercial” tem vindo a descer. Muito agarrado ao passado, já com um nível de popularidade muito baixo, passa a vida a percorrer centenas de km´s para tocar em bares de pequenas povoações… quem o viu, quem o vê!

A companhia dele era a guitarra, mas o álcool começava a ser seu grande companheiro.

Entretanto entra em cena Jean Craddock (Maggie Gyllenhaal), uma rapariga jornalista cerca de 20 anos mais nova e em início de carreira a trabalhar para um jornal local que tem a oportunidade de o entrevistar. Mas aquilo que pretendia ser apenas uma entrevista acaba por se desenvolver e transforma-se uma relação amorosa que faz o músico recomeçar a pensar na vida de uma forma mais optimista.

Com percalços e sobressaltos na vida, percepção da importância de um filho na vida, esta caminha (previsivelmente) para um happy end.

Grande parte do filme é passado a falar de músicos do Country (nomes que não nos dizem nada) e outra grande parte a ouvir as músicas do cantor (quando o filme não é nenhum musical.

Realço ainda o papel tão curto e discreto que o Colin Farrel desempenha no filme, enquanto músico-discípulo do Bad Blake e actualmente no topo da tabela da música country.

Acho que se pode considerar o prémio de melhor actor principal bem entregue, pela forma como Jeff Bridges desempenha o papel de um músico alcoólico, solitário e recentemente apaixonado, mas de resto o filme não tem muito de enaltecedor.

Não aconselho a ver, mas também não aconselho a não ver… decidam!!

Saudações cinéfilas.

Sem comentários:

Enviar um comentário