domingo, 28 de março de 2010

Invictus




Mais uma vez uma obra de arte do grande realizador Clint Eastwood. Nem a idade lhe trava a imaginação! Desta vez realizou um filme que retrata a saída de Nelson Mandela da prisão, e o seu confronto com uma África do Sul repartida em facções raciais… Apela à união, mas esta não se consegue “do dia para a noite”… Vendo o estado do país, observa a forma como o desporto consegue movimentar “massas” e construir uma união dos valores nacionais!
Assim, não se restringindo aos bastidores da politica em Pretoria, aposta na selecção de futebol americano do país ( já desacreditada pelo povo), e transforma os seus fracos resultados, em excelentes exibições. É através do capitão, que consegue depositar esperanças e forças nessa selecção e pela conquista de bons resultados cria uma forte coesão patriótica.

Achei excelente o desempenho de Morgan Freeman… a sua perfeita caracterização do “Mandiba”, a sua brilhante representação (o “accent” do inglês sul-africano, as debilidades do personagem, etc.), justificavam um Oscar de melhor actor!

Realço também a singular banda sonora e o bom desempenho de Matt Damon como actor secundário, que consegue enquanto capitão, transmitir a cada jogador a mensagem “I´m the master of my fait… i´m the captain of my soul…”, e fazer brilhar a selecção e o país.

Parabéns Clint Eastwood !

Se ainda não viste, vai ver! E de preferência a uma sala de cinema... vale a pena!!

1 comentário:

  1. Eu já vi e gostei muito. Costumo admirar os filmes de Clint Eastwood como realizador (conheço mais os dos últimos 10 anos), têm uma alma que me deixa muitas vezes com um suspiro no peito.

    Acho que a história de Mandela fala por si mesmo, neste caso foi bom ser filmada por Clint Eastwood porque foi juntar o bom ao óptimo.

    ResponderEliminar