terça-feira, 20 de abril de 2010

Um Lugar Para Viver - 2009 (Sam Mendes)


O último filme que vi no cinema foi 'Um Lugar Para Viver'. O filme é de Sam Mendes, o luso americano que filmou 'American Beauty' e 'Revolutionary Road', dois murros no peito que nos deixam atordoados por muito e muito tempo depois de abandonarmos o local de visualização. Neste 'Um Lugar Para Viver' o drama e o exestencialismo existem, mas o ritmo da história e as próprias personagens representam muito bem o positivismo e a leveza que se pode ter ao abordarmos assuntos importantes.

Falo na parentalidade e em ter filhos, temas que requerem atitudes e comportamentos de preocupação mas que, naturalmente, envolvem acima de tudo optimismo e alegria. O filme retrata assim as formas de educar, as preocupações sensatas e não sensatas, os projectos de vida, a decisão sobre o que realmente importa na vida. Digamos que 'Um Lugar Para Viver' significa também a procura para estar bem no mundo,como uma familia, como mãe e como pai.

Gostei muito do casal que personifica o espirito do filme, ele, um actual namorado, divertido e dedicado futuro pai. Ela, aparentemente despreocupada, sensivel e dedicada futura mãe. Pelas várias cenas ao longo do filme, algumas pérolas de humor com situações caricatas e personagens curiosas (não necessariamente no bom sentido...).